Entrem e fiquem à vontade...

Olá, esse é o cantinho que eu mais gosto da minha casa, não sou presença constante na cozinha mas gosto muito de brincar, inventar, seguir receitas.Quero compartilhar as minhas experiências, espero que gostem das minhas receitas e das minhas dicas. É tudo pensado com muito carinho. O meu blog está sempre de portas abertas para receber receitas e sugestões.
Beijão

sábado, 6 de novembro de 2010

Abobrinha simples com linguiça e molho branco.

Olá, hoje eu fiz uma receita com abobrinha que ficou maravilhosa. Eu tinha visto no jornal hoje que faz muito bem para saúde e resolvi experimentar... Procurei em tantos sites mas nenhuma receita me agradou, as que agradava não podia fazer que pedia ingredientes impossíveis de conseguir naquele momento... Mas eu não desisti, e tá ai uma receita de abobrinha de dar água na boca.
Ingredientes:
3 abobrinhas médias sem o miolo cortada em cubos
1 linguiça defumada(pode ser do tipo portuguesa) cortada em cubos
Uma cebola branca pequena picada
1/4 de pimentão picado
Duas colheres de requeijão cremoso
250 ml de leite
1/3 de xícara de leite misturado com duas colheres de sopa de farinha de  trigo
1/2 cebola branca pequena ralada para o molho branco
2 colheres de sopa de margarina
Uma colher de sopa de salsa desidratada
Uma colher de sopa de manjericão desidratado
Cheiro verde picado
Coentro picado
4 colheres de molho de tomate
1 tablete de caldo de carne ou bacon
1/2 tablete de caldo de galinha para molho branco
3 colheres de sopa de óleo ou azeite de alíva
3 dentes de alho picados
Modo de fazer:
Frite a linguiça no azeite, depois coloque a cebola, o pimentão, o caldo de carne, a abobrinha, depois misture bem e coloque o molho de tomate, a salsa, coentro, cheiro verde e manjericão, e mexa mais um pouco e quando a abobrinha estiver macia desligue o fogo e cologue o conteúdo da  panela em uma travessa da sua preferência, pode ser uma marinex e reserve.
Para o molho branco frite a cebola na margarina, coloque o caldo de galinha o requeijão, o trigo dissolvido e o leite, mexa até engrossar e cubra a abobrinha com o molho branco , salpique queijo parmesão ralado  encima do molho branco e leve ao forno médio por uns dez minutos, se quiser mais seco deixe um pouco mais no forno.
Fica muito bom, é uma opção simples de almoço e fica muito bom para ser servido com uma saladinha simples e arroz.
Bom apetite!!!!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Panqueca de banana


Ingredientes:
3 bananas nanicas ou banana d'água
16 colheres de sopa de farinha de trigo
16 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de margarina derretida
uma pitada de sal
9 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de requeijão cremoso
uma colher  de sopa de fermento em pó
2 ovos
Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes e por fim o fermento em pó, a massa tem que ficar homogênea, em uma frigideira anti- aderente vá colocando um pouco de margarina e faça as panquecas  do tamanho que quiser, podem ser grandes ou pequenas.
Deixe a massa assar e crescer de um lado e depois vire com uma espátula.
A panqueca pode ser servida com açúcar e canela ou então com um doce de banana em calda.
Doce de banana em calda:
1 xícara de açúcar
5 colheres de sopa de água quente
4 bananas da terra cortadas em rodelas grossas
Coloque o açúcar para derreter e caramelizar em fogo baixo, depois coloque a água quente e por fim as bananas e deixe cozinhar por quatro minutos. Só é necessário cuidado para não queimar o caramelo.
Bom apetite!!
Essas panquecas são uma ótima pedida para um café da manhã ou para a tarde. É muito simples e uma garantia de sucesso.
Beijos e vamos nos arriscar na cozinha!!!
Estou devendo melhores fotos!!! Em breve!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Tropeiro de feijão fradinho.

Aproveitando o embalo do primeiro dia, lá vai para vocês a receita do meu almoço, um feijão tropeiro com feijão fradinho, ficou uma delícia!!
Ingredientes:
- 500g de feijão fradinho
- Duas linguiças defumadas
- 300 gramas de carne seca ou charque de boa qualidade
- 200 gramas de bacon
- 4 ovos
- 1 cebola média picada
- Meio pimentão picado(pode ser à gosto)
- Duas folhas de louro
- Coentro à gosto
- Cheiro verde à gosto
- farinha de mandioca (melhor que não seja da torrada)
- Um maço de couve manteiga( Couve mineira)cortada em cubos
- 6 dentes de alho amassados
Modo de preparo:
-Coloque o feijão fradinho de molho em ágra na noite anterior , cozinhe na pressão com sal até sentir o cheiro de feijão(o cozimento é rápido, cuidado para não ficar mole demais), depois de cozido escorra a água e coloque o feijão em uma panela ou vasilha plástica grande;
- Cozinhe os ovos, por 10 minutos, lave com água fria, tire a casca. corte em cubos grandes e reserve;
-Escalde a carne em água quente para retirar o excesso de sal, lave o bacon com água quente também e coloque para fritar junto com a carne e as folhas de louro, quando tiver quase no ponto coloque as linguiças cortadas em cubos grandes e deixe fritar até ficar crocante(misture  sempre para não grudar no fundo da panela e fritar por igual, se a gordura do bacon não for suficiente acrescente um pouco de azeite de olíva ou óleo, normalmente é) depois de fritos coloque o alho para fritar  junto com essas carnes,  coloque também a couve cortada em cubos, mas não deixe queimar;
- Coloque a cebola branca e o pimentão sobre o feijão já cozido, depois coloque o óleo quente que foi utilizado para fritar as carnes, coloque as carnes com couve, os ovos que estavam reservados, o coentro, o cheiro verde e a farinha de mandioca aos poucos até chegar ao ponte que agrade, não coloque muita farinha, se não ficará seco, por último acerte o sal e bom apetite!!!

Pão doce de leite condensado.

Ingredientes:
- 1 lata de leite condesado
- A mesma medida da lata de leite
- Meia medida da lata de óleo de soja ou milho
- 4 ovos
- 1 pitada de sal
- 1 kg de farinha de trigo
- 45 gramas de fermento biológico fresco(se não tiver o fresco pode usar o seco conforme o fabricante)

Modo de Preparo:
Bater no liquidificador todos os ingredientes menos a farinha de trigo por uns 5 minutos e reserve, depois coloque a farinha de trigo em uma bacia e misture com  a mistura reservada, sove bem a massa por uns 15 minutos ou até que fique macia e lisa, deixe essa massa descansar por meia hora em local seco e escuro, pode ser dento no forno ou microondas, depois enrrole os pães e coloque em assadeira untada, se quiser pode rechear com goiabada, deixe descansar por mais uma hora para a massa dobrar de tamanho e leve ao forno quente até que fiquem douradas, pode levar de 20 a 30 minutos, dependendo da potencia do forno.
Depois que retirar os pães do forno passe margarina e polvilhe coco, ou polvilhe açúcar e leve ao forno novamente para derreter.

Dicas:
-Os pães crescem melhor em dias quentes, se possível apenas cubra a bacia com um pano de prato seco e limpo e deixe os pães crescerem ao sol.
-Para saber a hora exata de levar os pães ao forno é só colocar uma bolinha de massa em um copo com água, quando a massa subir é que estará pronto para assar.
-Amasse bem, para ficar bem macio.